Pesquisar este blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARLOS LATUFF EM PELOTAS



      O coletivo Levante trouxe até Pelotas o cartunista Carlos Latuff. Alguns se sentem incomodados com sua presença por conta da repercussão do seu trabalho, mas como ele mesmo diz: “se alguém está incomodado, então estou no caminho certo”. Outros, o admiram e tomam como referência o seu caráter e coragem. O encontro foi feito em um local burguês da cidade, uma ironia positiva considerando as mudanças sociais. A biblioteca pública de Pelotas recebeu, nesta quinta-feira (7), estudantes e não estudantes. Durante a palestra, Latuff criticou a participação da polícia dizendo que: “Brigada Militar comparada a Polícia Militar é escoteiro”. Fez muitas reflexões e contou-nos sobre as experiências que vivenciou nos diversos lugares que teve. Quando foi ao Líbano, esteve em um campo de refugiados, dizendo que aquele lugar lembrava-o muito uma favela do Rio de Janeiro.

    Sendo um homem que usa o seu talento para causas - como ele mesmo diz - justas, não podia deixar de argumentar sobre todos os movimentos sociais e todo o esforço de estudantes e de partidos políticos que se dizem de esquerda no desejo de conquistar um país com igualdades, direitos e oportunidades. Com isso, lembrou-nos que: “o inimigo é um só, então não interessa se certas causas não são diretamente importantes para uma pessoa, uma hora ou outra todos vão se dar mal. O inimigo é grande, por isso devemos nos unir”.

     Acrescentou dizendo: “As pessoas estão em coma. Estão insatisfeitas, mas nada fazem para mudar”.

     E, concluiu afirmando que: “A ditadura já acabou, mas o Brasil não é democrático”.

     Após sua fala, disponibilizou o tempo restante para perguntas. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade. A palestra foi entusiasmante e, para mim, o que mais marcou foi quando ele disse: “Se vocês estão insatisfeitos devem perguntar a si mesmos o que podem fazer para mudar. Seja com o desenho, com a música, com textos, usem o que vocês sabem fazer para mudar o que os deixam insatisfeitos, mas façam!”. Com essa fala ele me fez ter a certeza de que estou no caminho certo e, acredito que, muitas outras pessoas ali presentes tiveram a mesma certeza. Latuff ainda disse que gostou muito de vir ao Rio Grande do Sul e afirmou que nós gaúchos somos um povo especial.

    Fiz uma entrevista com ele que se encontra no link a seguir: http://www.classipel.com/carlos-latuff-em-pelotas-entrevista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário